Onde estou: [Mensagens Institucionais] > Mensagem da Inspetora-Geral da ACT

Mensagem de Luísa Guimarães, Inspetora-Geral da ACT

Mensagem da Inspetora-Geral da ACT

28 de Abril 

Dia de Prevenção e Segurança no Trabalho

Todos os anos Portugal e o Mundo celebram o dia 28 de Abril.

Todos os anos desde 2004, Portugal recorda os Trabalhadores que no exercício da sua atividade profissional tiveram acidentes de trabalho ou sofreram doenças profissionais.

Todos os anos recordamos a importância de trabalhar em Segurança.

Todos os anos lembramos e reforçamos a importância da existência de uma Cultura de Prevenção como fator decisivo para a redução dos acidentes de trabalho e para melhorar o tratamento dos fatores de risco que originam doenças profissionais.

Todos os anos celebramos a Vida.

Todos os anos celebramos a Saúde. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como "um estado de completo desenvolvimento físico, mental e social bem-estar”. Neste domínio  A educação tem um papel essencial a desempenhar na criação das condições para atingir esse estado, preparando as novas gerações para suas vidas adultas. Para as crianças e jovens, a abordagem e a interiorização de conceitos gerais de saúde, segurança e bem-estar são fatores decisivos na seu crescimento individual e social como cidadãos que fazem parte de uma cultura de prevenção e de respeito pelo valor Trabalho. 

O tema da OIT para o dia 28 de abril de 2018 “Geração Segura e Saudável” remete-nos para a necessidade de criarmos as condições necessárias para a existência de gerações, presentes e futuras, seguras e saudáveis, informadas e formadas para responder com  segurança e saúde aos desafios do Mundo do Trabalho.

Um estudo recente efetuado pelo Institut National de Recherche et de Securité ((INRS), revelou que a taxa de ocorrência de acidentes de trabalho era inferior em 50% entre os trabalhadores jovens que tinham beneficiado de Educação em SST, quando comparados com aqueles que não tinham tido  qualquer educação nessas matérias (INSRS2018).

Educar hoje para prevenir amanhã.

Formar hoje para prevenir amanhã.



Desenvolvido por BLUE.advt © copyright ACT - todos os direitos reservados.
Compatível com IE7, optimizado para IE8, Firefox e Chrome